quarta-feira, dezembro 28, 2016

coopAzine #1


Este fanzine foi lançado na Mostra Internacional de Fanzines que se realizou na aldeia de Paio Pires no passado mês de Novembro e editado pela CoopA - Associação Aldeia Cooperativa de Artes, uma entidade de índole cultural sem fins lucrativos.

Além das Bandas Desenhadas publicadas por quatro "novos" artistas (Tiago Pimentel, André Pacheco, Abel Raposo e Sandra Pires), a publicação conta também com alguns textos dedicados aos fanzines. Merecem relevo o texto de Thina Curtis sobre o universo fanzinista brasileiro e o do grande Geraldes Lino intitulado "Fanzinato português na área da BD".

O coopAzine é sem dúvida um excelente projecto e fanzine. Esperamos ansiosamente pelo segundo número.


coopAzine #1
Catálogo: FZ0476
Editor: CoopA
Conteúdo: Banda Desenhada, Textos
Formato: A5 (48 páginas p/b)
Data da edição: 2016
Local: Portugal
Contacto: http://www.facebook.com/CoopA.Associacao.Aldeia.Cooperativa.Artes/

terça-feira, dezembro 27, 2016

Café Ilustrado


É já longa a amizade entre estes dois grandes nomes do universo fanzinista brasileiro. Thina Curtis, a.k.a. rainha do fanzine e organizadora do Fanzinada e a artista visual Fabi Menassi unem outra vez a sua arte para criarem este Café Ilustrado.

As metáforas e alegorias dos poemas do universo intimista da escritora Thina Curtis ganham um novo suporte e corpo com a linguagem visual e artística de Fabi Menassi.


Café Ilustrado
Editor: Thina Curtis e Fabi Menassi
Conteúdo: Banda Desenhada
Formato: A5 (14 páginas p/b)
Data da edição: 2016
Local: Brasil
Contacto: http://www.fanzinada.com.br

segunda-feira, dezembro 26, 2016

Rugas 2


Fanzine de poesia do Sul do Brasil (Porto Alegre) que conta com a participação do próprio editor Solano Gualda e de Thiago Pacheco.

Um dos textos interessantes deste fanzine é um conto autobiográfico de um prevertido anónimo que se passa por uma rapariga de 14 anos de nome Pietra Monroe para iludir pedófilos virtuais.


Rugas 2
Catálogo: FZ0478
Editor: Solano Gualda
Conteúdo: Poesia
Formato: A5 (10 páginas p/b)
Data da edição: 2016
Local: Brasil
Contacto: http://www.facebook.com/zinerugas

segunda-feira, dezembro 19, 2016

Debaixo do Bulcão #43

Debaixo do Bulcão é um fanzine literário publicado em Almada (Portugal) desde Dezembro de 1996 por isso este número é um especial que comemora os 20 anos de existência.

O objectivo deste fanzine é a divulgação da literatura de novos (não apenas jovens) autores, bem como promover a criação e fruição artística, em diversas áreas de actividade (não apenas literatura).

Gostavamos de ter todos os exemplares deste fanzine. Neste momento os fanzines que tenho no nosso acervo são os seguintes números: 1 - 1,5 - 2 a 11 e 32 a 35. Se tiverem alguns dos números que nos faltam, enviem-nos para o nosso acervo.



Debaixo do Bulcão #43
Editor: António Vitorino
Conteúdo: Poesia
Formato: A5 (26 páginas p/b)
Data da edição: 2016
Local: Portugal
Contacto: http://debaixodobulcao.blogspot.pt/