quinta-feira, abril 30, 2015

E tudo o comboio levou

Imaginem que perdem uma mochila com tudo o que é mais importante na vossa vida...

Esta foi a história que Inês Sambas vivenciou e que decidiu transformar num dos fanzines mais originais quer pelo conteúdo quer pela estética da publicação.

E tudo o comboio levou é um fanzine que relata duas visões do trágico acontecimento. De um lado a visão da própria autora, do outro a representação gráfica dos seus amigos face ao que a autora lhes contou.



E tudo o comboio levou
Editor: Inês Sambas
Conteúdo: Banda Desenhada
Formato: A6 (32 pág. p/b)
Data de edição: 2015
Local: Portugal
Contacto: inesnunessampaio[at]gmail.com

terça-feira, abril 28, 2015

Fanzine Ficção 0


Se existem fanzines na terra do samba e do carnaval deve-se a Edson Rontani, ele que foi o criador do primeiro fanzine editado e publicado no Brasil dedicado às histórias de quadradinhos.

Fanzine Ficção foi uma publicação da autoria de Sesc Piracicaba, Romualdo Cruz Filho (textos) e Valdir Ramos (diagramação e autor do fanzine fatherzine) que tem como principal objectivo divulgar e perpetuar a memória daquele que teve a ideia de publicar um boletim (que na altura ainda não existia no Brasil a palavra fanzine) dedicado aos aficionados pela arte sequencial narrativa, ou seja, a banda desenhada.

Um fanzine imprescindível para quem está interessado em conhecer a história do fanzine no Brasil.



Fanzine Ficção
Editor: Sesc Piracicaba
Conteúdo: Textos
Formato: A4 (24 pág. p/b)
Data de edição: 2006
Local: Brasil
Contacto: http://www.sescsp.org.br

domingo, abril 19, 2015

Metro

O Natal é sempre que o Nuno Abrantes quiser, e por esse motivo há uns dias atrás ofereceu o fanzine Metro, uma publicação de banda desenhada do próprio que era oferecida aos leitores da editora de poesia DoLadoEsquerdo no período natalício. Ele que é um dos testas de ferro dessa editora.

A viagem de Metro é feita com a manipulação digital de várias fotografias, criando uma narrativa fluída e visualmente interessante.



Metro
Editor: Nuno Abrantes
Conteúdo: Banda Desenhada
Formato: A5 (8 pág. p/b)
Data de edição: 2014
Local: Portugal
Contacto: www.facebook.com/DoLadoEsquerdo

sábado, abril 18, 2015

Biociênsaude

Foi com a ideia de que os fanzines podem também ser excelentes formas de ensinar, que Danielle Barros (autora do fanzine Sibilante) decidiu organizar esta primeira Oficina de Histórias de Quadradinhos para o Ensino de Biociências e Saúde.

O fanzine Biociênsaude é o resultado dessa oficina que convidou os participantes a fazerem pequenas bandas desenhadas com a temática da Saúde. O fanzine tem uma pequena apresentação em formato de banda desenhada a explicar como se cria um fanzines, e nas páginas seguintes várias histórias criadas pelos participantes.



Biociensaude
Editor: Danielle Barros
Conteúdo: Banda Desenhada
Formato: A5 (32 pág. p/b)
Data de edição: 2015
Local: Brasil
Contacto: danbiologa(at)gmail.com